A Mãe da Mãe da Sua Mãe e Suas Filhas: uma grande árvore genealógica do Brasil.
- podcastdepoisdoscr
- 31 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Por Eliézio Cicero Ferreira
“O assunto é delicado, a família é complicada, e nem tudo foi beleza nesta história.(p.13)”

Você já parou para pensar sobre sua árvore genealógica? Quantas gerações de sua família você consegue inserir nela? Até seus pais? avós? ou bisavós? O livro “A Mãe da Mãe da Sua Mãe e Suas Filhas” funciona como a grande árvore genealógica de uma família especial chamada Brasil.
Na capa do livro, a seguinte frase aparece “ O romance brasileiro sensação na Europa e nos EUA.” Não sei o que os estrangeiros tiraram dessa leitura, mas entendo completamente seu sucesso, pois é uma história arrebatadora.
Ela evoca toda a força da mulher brasileira, em suas múltiplas formas. São indígenas, brancas e negras, envoltas em tramas que mesclam o real e o ficcional.

De geração em geração, acompanhamos a formação do Brasil como pais, envolto a lutas, dores e vitórias. Iniciando com a fatídica invasão do nosso país em 1500 pelos portugueses, passando pela declaração da independência e a proclamação da república, dando uma pausa para mostrar os horrores da ditadura militar e avançando até os dias atuais, com as mudanças da modernidade, a autora tece uma teia sustentada pelas protagonistas que ela da voz.
Acho muito interessante que Maria José resolveu trazer o ponto de vista feminino para um romance histórico, sendo que a história oficial sempre foi contada por homens. Logo no início, o narrador ou narradora (gênero não especificado), anuncia que os homens daquela família também eram interessantes, mas por um pedido de alguém, que não é revelado na narrativa e pode ser entendido como o próprio leitor, iria se concentrar apenas nas mulheres.
As críticas que tenho ao livro são poucas. Alguns episódios narrados eram tão interessantes, que poderiam ter sido um pouco mais explorados. Além disso, nota-se a exclusão de mulheres amarelas como protagonistas. O Brasil foi formado por, além das comunidades nativas, europeias e africanas, comunidades asiáticas que nele passaram a habitar a partir do começo do século XX. A família descrita no livro não ter encontrado a diáspora amarela em nenhum momento deixa uma sensação incompleta a essa grande árvore genealógica que ele deseja montar.
Mas no geral, "A Mãe da Mãe da Sua Mãe e Suas Filhas" precisa ser lido para aguçar a imaginação de todos. Quem sabe você não fica curioso pela história de sua própria família e descobre coisas que nunca imaginou?
“A hora está próxima. Seu código genético já está processando suas informações, e as proteínas que formarão suas lembranças inexplicáveis começaram a se reproduzir, essas lembranças com que alimentei você nesses nove meses. E parte do meu papel de placenta. Assim as longínquas memórias do tempo continuarão a viver em você e em seus filhos. (p.310)”
A MÃE DA MÃE DE SUA MÃE E SUAS FILHAS
Autora: Maria José Silveira
Páginas: 320
Idioma: Português
Editora: Globo Livros. A edição mais atual conta com um capítulo extra.
Comments