Chorar de alegria : nem todas as poesias do mundo podem explicar o amor.
- podcastdepoisdoscr
- 5 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Por Eliézio Cicero Ferreira
…Nós nunca amamos alguém de verdade, amamos os sentimentos que as pessoas nos proporcionam… Estudos sobre o amor, pág.43.

Você já chorou por tristeza, saudade ou outros sentimentos, certo? Hoje, eu quero te convidar para chorar de alegria.
Parece até contraditório né? Chorar por ficar feliz. Foi isso que eu pensei ao me deparar com o título do livro de Lorena Pimenta, Carol Stuart, Fernanda Gayo, Jessica Barros e Maysa Muniz.
Nenhum passado e todo colorido. O presente também não e -adivinha só - o futuro passa longe disso. Fora de moda, pág 208.
Em seus poemas, espalhados pelas mais de trezentas páginas do livro, as poetisas exploram diversas visões sobre os relacionamentos humanos.
Falam sobre aquelas relações que deram certo ou errado, as impossíveis de esquecer ou as que não deveriam ser lembradas, as que deixaram traumas ou se tornaram enormes saudades. Em síntese, é uma mistura brutal de realidades diversas.
Elas colocaram suas próprias experiências nas narrativas e eu tenho quase cem por cento de certeza que cada pessoa vai poder se sentir tocada e representada em alguma das palavras escritas.
E a gente sempre se joga fora quando se esforça demais pro outro permanecer. Nó, pág.107.
Outro fato que não deve passar sem ser comentado são as ilustrações. Feitas pela talentosa Brunna Mancuso, são simples, mas cabem perfeitamente no contexto. Elas traduzem, em poucas linhas, diversos sentimentos, complementando visualmente o que é contado nos textos.
Porque estamos vivos, e estar vivo significa dar sentido ao próprio tempo. Companhia, pág. 248
Chorar de alegria tem forte influência, tanto estética quanto literária, da literatura da indiano-canadense Rupi Kaur. E aquele livro para ler no ônibus, enquanto espera na fila do médico ou antes de dormir. Mas, uma dica: não esqueça de levar um lencinho, quem sabe cai uma lágrima de algum sentimento escondido.
Uma curiosidade sobre lágrimas.
Já parou para imaginar a forma de suas lágrimas? Isso mesmo. As lágrimas têm formas.
Em 2013, a fotógrafa norte-americana Rose Lynn Fisher publicou um ensaio, intitulado “The Topography of Tears”,com fotos tiradas a partir do microscópio onde ela mostrava que existia um formato diferente para cada tipo de lágrima sua . Luto, risos e até por conta da cebola. Todas únicas.

CHORAR DE ALEGRIA
Autoras: Lorena Pimenta, Carol Stuart, Fernanda Gayo, Jessica Barros e Maysa Muniz.
Páginas: 304
Idioma: Português
Editora: Globo Alt
Comments