top of page

Governo Federal anuncia serviço de streaming gratuito que contará com mais de 500 obras nacionais

  • podcastdepoisdoscr
  • 27 de jan.
  • 1 min de leitura

Em fase final de desenvolvimento, plataforma promove o acesso a filmes, séries, documentários brasileiros


Por Willian Lira

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No sábado (17), o Governo Federal anunciou, por meio do seu site, que o streaming Tela Brasil, um serviço gratuito voltado exclusivamente para a exibição de produções audiovisuais nacionais, com o objetivo de ampliar o acesso da população à produção cultural brasileira, será lançado ainda no primeiro trimestre de 2026. A plataforma contará com versões em aplicativo disponível para Android e IOS que, atualmente, estão em fase final de testes.


O Tela Brasil é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que visa oferecer gratuitamente à população conteúdos audiovisuais brasileiros de curtas, médias, e longas-metragens, além de obras seriadas.


O catálogo do streaming está sendo construído com material do acervo do próprio Ministério da Cultura e instituições parceiras como a Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares, além de contar com filmes nacionais indicados ao Oscar. Cerca de 555 obras farão parte do catálogo, que conta com um investimento de R$ 4,4 milhões.


Para ter acesso ao serviço, será necessário fazer login com a conta gov.br, o que assegura a convergência com outras políticas públicas digitais do Governo Federal e ampliando o acesso da população aos serviços públicos.


A iniciativa surge como uma nova forma de ampliar o alcance das obras nacionais em meio a um momento de destaque do cinema brasileiro, tanto nacional quanto internacionalmente, com obras como “Ainda Estou Aqui” e “O Agente Secreto”.

 
 
 

Comentários


© 2022 por Podcast Depois dos Crédtios

bottom of page