top of page

Cinco séries da Netflix para você colocar na lista de favoritos

  • podcastdepoisdoscr
  • 2 de jun. de 2023
  • 6 min de leitura

por Alanda Arruda


Eu sou uma apaixonada por séries, e nem é por que acompanho todas que saem, mas por de fato curtir esse tipo de produção. Gosto de ver como os enredos se desenrolam conhecer melhor os personagens, conseguir me identificar com eles, escolher quem deles vou amar e quem vou odiar kkkkkk. As séries nos permitem todo esse entrosamento com os personagens e isso me encanta, como também a emoção a cada episódio e a cada final de temporada, é muito gostoso essa sensação de quero mais, de suspense, eu realmente amo. Poder também conversar sobre as narrativas e até mesmo dividir opiniões sobre as histórias, supor o que está por vir, e é bom até poder criticar, porque fã pode né?!


Mas deixando de tanta enrolação, vim aqui indicar cinco séries para vocês, não é fácil sair do óbvio, mas tentei trazer aqui algumas com temáticas que acho interessantes e que vai com certeza mexer com o coraçãozinho de vocês, porque foi o que aconteceu comigo. Sem mais delongas aqui estão, divirtam-se:


A Maldição da Mansão Bly – 2020 Netflix



“Conta a história de uma jovem governanta contratada para cuidar dos sobrinhos de um homem rico, que acabara de herdar a casa de campo da família. Chegando à Mansão Bly, ela começa a ver aparições e sentir que o local é assobrado.” Essa é a sinopse oficial divulgada pela Netflix.


Para mim a série vai muito além do terror, aquele sabe feito só para dar sustos, na verdade ela vai entrar em temas muito mais profundos, e vai mesclar toda essa áurea de terror com os sentimentos dos personagens. Mansão Bly assusta, em vários momentos seu coração acelera, mas o legal da série é que ela não é rasa quando nos mostra o que tem por trás de toda assombração e isso prende quem tá assistindo. Os personagens são bem construídos e costurados na história de maneira que faz sentido a existência de todos ali. Os plot twists (reviravoltas na história) são maravilhosos também, você fica de cara no chão hahaha. E no final, por que você vai assistir até o último episódio, pois eu duvido que vá querer parar, verá que Mansão Bly fala de amor, e de uma maneira nada clichê.


Bates Motel – 2013 (Produção original A&E, também está na Netflix)



A sinopse é a seguinte “Com a morte do marido, Norma Bates compra um motel em uma pequena cidade para recomeçar a vida ao lado do filho Norman. Os dois mantêm uma complicada e intensa relação que fez de Norman um assassino em série na idade adulta.”


Bates Motel é uma adaptação do filme psicose de 1960, agora com elementos mais modernos. Essa série me ganhou muito, principalmente por conta da relação entre Norma e Norman, já dá pra perceber o quanto é doentio só pelos nomes. Norma é uma mãe superprotetora, que esconde o mundo do filho, e claramente Norman não é um adolescente comum, ele mostra traços de psicopatia e até esquizofrenia desde a infância. Mas a mãe ignora todos esses traços de personalidade, e até encobre muita coisa. Bom, os frutos de toda essa superproteção são colhidos. Mas até o desfecho dessa série que contém cinco temporadas, a gente vê muito suspense, ação, drama, e ela aborda temas muito polêmicos como, por exemplo, estupro e pedofilia. Mas o mais legal da série é poder acompanhar o desenvolvimento da psicopatia do Norman, e como ele faz o caos naquela cidade, com aquela cara de bonzinho. É um personagem para você odiar mesmo, mas nem por isso você vai querer parar de assistir, então recomendo que se não começou ainda, pega uma pipoca e senta, por que que vem novela por aí, com direito a muito choro, unhas ruídas, e hora ou outra umas risadas.


Dark – 2017 Netflix



“Os mistérios sombrios de uma pequena cidade alemã são expostos quando duas crianças desaparecem. Enquanto as famílias procuram os dois desaparecidos, eles descobrem uma trama de indivíduos conectados com a história conturbada da cidade”.


Quando lemos essa sinopse parece se tratar de um enredo bem simples, né? Mas eu tenho certeza que Dark vai explodir sua mente, no melhor sentido claro. Dark, na minha opinião é tão bem construída que eu realmente quase não tenho críticas, uma série dessa magnitude sempre gera várias opiniões que divergem. Mas ela com certeza é uma das minhas séries favoritas, e se me perguntarem se eu veria de novo, a resposta seria não! Ficou surpreso? Vou te dizer o porquê, nada é tão emocionante do que assistir ela pela primeira vez, ser surpreendida pelos diversos plot twists, desvendar cada mistério, então apesar de ser favorita não é daquelas séries para você repetir diversas vezes, até por que a história é muito densa. Então, se você gosta de uma história bem contada, Dark é uma excelente opção. Eita, que eu enrolei e não falei nada, pois bem, a história fala basicamente sobre viagens no tempo (será que isso foi um spoiler?), mas logo, logo você já ia descobrir, o que vai te prender é desvendar o mistério do por que essa cidadezinha tem essa brecha no espaço-tempo e como todos os moradores estão ligados a esse fenômeno. Você também vai encontrar várias versões dos mesmos personagens o que é muito legal, e vai poder teorizar bastante enquanto assiste. Eu fiquei a louca das teorias quando assistia, espero que ela desperte essa sensação de aventura em você também. Dark vale muito apena, a fotografia da série é muito bonita, os atores são excelentes e o ritmo é diferente do qual a gente está acostumado, mas garanto que vai ser uma experiência massa!


As telefonistas – 2017 Netflix



E aqui está uma série espanhola na nossa lista. “Pouco antes da crise financeira de 1929, a primeira companhia telefônica é aberta em Madrid. Muitas mulheres esperam conseguir um emprego na companhia, o que representa não apenas uma ocupação, mas também progresso e igualdade.”


Ela é uma série muito especial, fala de temas importantes, como a luta das mulheres por melhores oportunidades, e por independência, aborda também temas como violência contra mulher, dependência emocional, relações tóxicas, homofobia e tantos outros. A série conta a história de cinco amigas, cada uma com sua realidade e travando suas batalhas, mas que acabam se conhecendo quando começam a trabalhar como telefonistas e aprendem a confiar uma na outra e assim juntas lutar pelos seus objetivos. A que mais se destaca na série é a Ligia que vive um triangulo amoroso, o que também é muito legal de acompanhar, e como boa brasileira que sempre assistiu novela, eu amo um drama, muito bom ver homem sofrendo kkkkk (brincadeira gente), mas falando sério, a série apesar de todo o romance fala muito mais sobre o poder da amizade, e é muito bonito ver a construção da relação delas, o amadurecimento das personagens é notável e é algo satisfatório de ver. A série também conta com muita ação, tá! E com uma vilã a altura de uma boa produção. Se você gosta de séries históricas e com muita emoção, então coloca “As telefonistas” na tua lista.


Bom dia, Verônica! – 2020 Netflix



“Verônica Torres (Tainá Müller) trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo e tem uma rotina bastante entediante. Após presenciar um suicídio, ela precisa lutar contra os traumas de seu passado e acaba tomando uma arriscada decisão: usar toda a sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas. A primeira é uma jovem que se vê enganada por um golpista na internet. Já a segunda, Janete (Camila Morgado) é a esposa submissa de Brandão (Eduardo Moscovis), um policial de alta patente que maltrata e leva uma vida dupla.”


Já deu pra perceber que é brasileira né?! Pois é, a série foi uma surpresa pra mim, comecei a assistir sem muita expectativa, aquele negócio de síndrome do vira-lata de achar que as produções brasileiras não têm tanto potencial, quanto as do exterior. Mas, “Bom dia, Verônica!” me fez morder a língua e se mostrou uma série muito bem produzida, com uma história que realmente te prende, com uma protagonista mulher, que não tem medo de se arriscar e vai à luta pelo o que acredita, tentando ao mesmo tempo se encontrar na vida e se entender. Verônica tem o perfil de uma heroína, aquelas da Marvel, ou mesmo aqueles heróis de filmes de ação estadunidenses. A série tem cenas bem pesadas, então se você tem gatilhos com cenas de violência e mutilação, por exemplo, recomendo evitar. A série trata diretamente a violência, e nos entrega cenas de arrepiar, carregadas de muito suspense. A produção também é um alerta, e nos mostra que podem ter pessoas em risco bem do nosso lado, e nos ajuda a identificar certos comportamentos e padrões assumidos pelos abusadores, assim também como as vítimas. Os números indicam que o feminicídio é um problema crescente no Brasil, segundo dados oficiais do governo pelo menos 1.400 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2022, por isso cada vez mais temos que lutar contra a violência e o machismo, sendo assim séries como essa coloca o assunto em evidência e auxilia no combate a desinformação.



link da fonte do dado colocado no texto


 
 
 

Comments


© 2022 por Podcast Depois dos Crédtios

bottom of page