top of page

Dia Nacional do Documentário Brasileiro: Confira alguns trabalhos desenvolvidos por estudantes da UFCA

  • podcastdepoisdoscr
  • 7 de ago.
  • 2 min de leitura

Em celebração à data, conheça produções documentais que retratam nomes importantes, histórias e realidades da região do Cariri


Por Laysla Ferreira e Rafaelly Lima

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

07 de Agosto celebra o dia nacional do documentário brasileiro, homenageando o cineasta Olney São Paulo, que foi preso e torturado durante a ditadura militar. Esta data visa reconhecer e valorizar a produção documental no Brasil. O documentário é uma forma de arte que vai além do entretenimento, servindo como um meio de reflexão, crítica social e preservação da memória.


Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), muitos estudantes utilizam desse meio para contar histórias, apresentando temáticas diversas. Alguns dos trabalhos já produzidos estão disponíveis no Youtube, confira a lista:


O Reino da Glória

Sinopse: Entre as décadas de 50 e 80, em Crato, Ceará, Maria da Glória Pereira construiu um império no meretrício, desafiando as normas de uma sociedade católica e machista. Tornou-se a maior cafetina do interior nordestino. Após 23 anos de sua morte, amigos e familiares reúnem-se pela primeira vez para contar sua história além do bordel.

Autoria: Amanda Braga, Angélica Andrade, Cibele Moraes, Gabriel Silva, Gabriele Batista, Kaylane Xavier e Victor Hugo Cunha

Assista aqui:


Stênio Diniz: o Cordel está vivo e ninguém vai matar:

Sinopse: Stênio Diniz é mestre da cultura, xilógrafo, cordelista, musicista, escritor, poeta e apaixonado pela arte. Embarque pelos seus devaneios nesse singelo curta-metragem — que poderia ter 50 horas de duração e ainda não seriam o suficiente para sintetizar tudo o que Stênio Diniz é.

Autoria: Laysla Ferreira, Rafaelly Lima e Yasmin Ariadne

Assista aqui:


Rotas Perdidas

Sinopse: O documentário aborda como a falta de transporte para uma região em Juazeiro do Norte, Ceará, impacta fortemente a vida dos moradores. Entre a denúncia e o poético, Rotas Perdidas é um mergulho em um problema que abala toda uma população.

Autoria: Ana Jáfya, Otávio Pereira e Sâmia Costa

Assista aqui:


Vamos buscar o Pau da Bandeira:

Sinopse: A obra audiovisual foca nos sons que acompanham os carregadores da tradicional Festa de Santo Antônio em Barbalha, no estado do Ceará.

Autoria: Beatriz Albuquerque e Tatiele Leite

Assista aqui:


Eu, catadora

Sinopse: Neste documentário, Simone, Aparecida e Cícera, três mulheres catadoras de materiais recicláveis, contam suas histórias de vida, o preconceito que enfrentam, a desigualdade social e as suas próprias dores pessoais no dia a dia dentro do lixão de Juazeiro do Norte.

Autoria: Julita Agapto e Vitória Pinheiro

Assista aqui:


Marias na Roça

Sinopse: Marias na Roça é um curta-metragem que retrata a história e o cotidiano de três mulheres trabalhadoras da agricultura familiar que mantêm viva a essência da vida na roça, de onde retiram o sustento de suas famílias.

Autoria: Alexandre Pedroza e Eduarda Cavalcantti

Assista aqui:


 
 
 

Comentários


© 2022 por Podcast Depois dos Crédtios

bottom of page